Sistema de Soluções para Gestão de Clínicas Fisioterápicas.

Categoria: Segurança no Trabalho
Em 16/09/2015 Medsystem Publicou:

Segurança e Medicina do Trabalho buscam o bem-estar do colaborador

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas e ações que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e assim, proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho. A Segurança do Trabalho atua de diversas maneiras dentro da empresa, sempre buscando adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador.

Na Segurança e Engenharia do Trabalho, são desenvolvidas ações técnicas, administrativas e médicas, entre elas: estudo da legislação de segurança do trabalho, normas técnicas, NR (Normas Regulamentadoras), elaboração do LTCAT (Laudo das Condições do Trabalho) e PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais), elaboração de Laudo Ergonômico ou AET,  aplicação de EPC´s (Equipamentos de Proteção Coletiva) e EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) entre outras.

Entre as ações relacionadas à Medicina do Trabalho, estão: avaliação de dados e situações, elaboração do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), acompanhamento de perícias, exames médicos contidos no PCMSO (Admissionais, Demissionais, Periódicos, de retorno ao trabalho e troca de função), avaliação das causas de doenças do trabalho, nexo causal; sugestão de medidas corretivas, orientação sobre o registro e guarda dos dados de acordo com as normas vigentes.

O quadro funcional de Segurança do Trabalho de uma empresa é constituído por uma equipe multidisciplinar formada por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, entre outros. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho que pode ser interno ou terceirizado, respeitando-se o grau de risco e número de empregados de cada empresa.

Fonte: ACIT

Empresas       Contato       Comercial       Catálago